A aprendizagem cooperativa na escola estadual de educação profissional Alan Pinho Tabosa em Pentecoste (CE)

Autores

  • Corina Bastos Bitu Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Aprendizagem Cooperativa, PRECE, Ceará

Resumo

Este artigo trata da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma Escola Estadual de Educação Profissional do Estado do Ceará (Brasil). Tal fato na região está associado originalmente às iniciativas autônomas e informais de grupos de jovens, tais como o Programa de Células Cooperativas (PRECE), os quais têm transformado as expectativas e o alcance educacional de alunos das camadas populares locais e vem se consolidando como uma alternativa à educação pública em seu formato tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE NETO, Manoel; MAZZETO, Selma Eliane. Mútua Cooperação entre estudantes como estratégia de inclusão através da educação. PerCursos, Florianópolis, v.7, n.1, 2006.
CEARÁ. Referenciais Para a oferta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional da Rede Estadual de Ensino do Ceará. Fortaleza: SEDUC, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
JOHNSON, D.W.; JOHNSON, R.T.; KARL, A. Aprendizagem Cooperativa Retorna às Faculdades: qual é a evidência de que funciona? Change, v.30, n.4, Julho/Agosto. 1998.
LIMA, Ivaneide Pereira de. Manual Operacional. Modelo de Gestão – Tecnologia Empresarial Sócio-Educacional: uma Nova Escola para a Juventude Brasileira: Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) 2011. Disponível em: <http://www.ccv.ufc.br/newpage/conc/seduc2010/Manual_ModeloGestao.pdf> Acessado em 06 set. 2013.
LOPES, José; SILVA, Helena Santos. A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula : um Guia Prático para o Professor. Porto: Lidel Edições Técnicas Ltda, 2009.
LUZ, Elton Lopes. PRECE: Programa de Educação em Células Cooperativas: um movimento de educação para a autonomia. [Monografia]. Curso de Licenciatura em Química. Fortaleza: UFC, 2006.
MIRANDA, Carmen Silvia Nunes de; BARBOSA, Marília Studart e MOISES, Talita Feitosa de. A aprendizagem em células cooperativas e a efetivação da aprendizagem significativa em sala de aula. Rev. NUFEN, São Paulo, v.3, n.1. 2011.
RODRIGUES, Francisco Antonio Alves. Instituto Coração de Estudante: educação e mudanças sociais, políticas e culturais em comunidades rurais em Pentecoste, Ceará. Dissertação de Mestrado. [2007]. Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. 2007.

Downloads

Como Citar

Bitu, C. B. . (2020). A aprendizagem cooperativa na escola estadual de educação profissional Alan Pinho Tabosa em Pentecoste (CE). Pesquisa E Debate Em Educação, 6(2), 138–154. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31931