Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil

Autores

  • Stela Maria Meneghel Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Ensino Superior, PROUNI, REUNI, FIES

Resumo

Boa parte dos desafios resulta de avanços importantes que ocorreram no Ensino Superior brasileiro nas últimas décadas, sobretudo na última década. Prova disso são os verbos usados para anunciá-los: manter, dar continuidade, ampliar, aprimorar. Com base em algum conhecimento da literatura internacional nesse campo de estudos podemos constatar, também, que alguns desses desafios são comuns a vários sistemas educacionais que ampliaram o acesso a esse nível de ensino no caso dos países desenvolvidos, como Estados Unidos e França. A expansão de seus respectivos sistemas de Ensino Superior ocorreu em meados do século passado. Em outros países, como Brasil e alguns outros latino-americanos, China, Índia e Coreia do Sul somente neste século os sistemas de Ensino Superior experimentaram crescimento significativo. Portanto, os desafios de Ensino Superior, por mais específicos e conjunturais que pareçam, ocorrem em boa parte dos sistemas nacionais que realizaram a transição de sistemas de elite, voltados para formação de uma pequena parcela de jovens bem nascidos, para sistemas de massa, que atendem a um contingente maior e mais diversificado de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Meneghel, Stela Maria, palestra ministrada no III Seminário
Nacional em Gestão de Avaliação da Educação, realizado pelo
PPGP/CAEd, realizado em janeiro de 2017, na Faculdade de Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Como Citar

Meneghel, S. M. . (2020). Considerações sobre o atual sistema de ensino superior no Brasil. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 340–348. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31823

Edição

Seção

Comunicação e desenvolvimento profissional