Análise da tendência e cenário estudantil da Universidade do Estado da Bahia sob a perspectiva das redes de gestão departamental
Keywords:
Gestão em Educação, Assistência e Permanência Estudantil, Perfis Estudantis, Tendência e Cenário EstatísticoAbstract
Este texto destina-se a comunicar os primeiros resultados de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação de Gestão de Tecnologias Aplicadas (GESTEC/Uneb). O objetivo da pesquisa é analisar o perfil dos estudantes de graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), tendo como recorte espacial as Redes de Gestão Departamental, e subsidiar a gestão da política de Assistência e Permanência Estudantil e do Observatório Estudantil na referida instituição. Para isso, tomou-se uma base de dados tendo como referência os microdados do Censo da Educação Superior para os anos de 2014 e 2015. Mesmo considerando o caráter de incompletude da pesquisa, com as informações obtidas até agora é possível afirmar que as políticas de Assistência e Permanência Estudantil atendem um pequeno percentual de estudantes da Uneb. Essa constatação aponta para a necessidade de ampliar o alcance dessas políticas, sobretudo, aquelas dirigidas ao público feminino.
Downloads
References
BRASIL. Constituição Federal. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988.
_______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.
_______. Lei 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá providências, 2001.
_______. Decreto n°7.234, de 19 de julho de 2010. Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). 2010.
_______. Portaria Normativa No 25/210-Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais-PNAEST. Diário Oficial da União, 28dez 2010.
HAIR, J. F.; BLACK, B.; BABIN, B. ANDERSON, R. E.; TATHAM, R.L. Análise Multivariada
de Dados. 5ªed. Bookman: Porto Alegre, 2005.
HONORATO, G. Investigando “permanência” no ensino superior: um estudo sobre cotistas do curso de pedagogia da UFRJ. In: HONORATO, G. ; HERINGER, R(Org.). Acesso e sucesso no ensino superior: uma sociologia dos estudantes. Rio de Janeiro: 7 letras: FAPERJ, p. 96-132, 2015.
FIALHO, N. H. A dimensão Espacial do modelo universitário. Universidade Multicampi. (Tese)
185 f. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, Salvador-Ba, 2000.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6ª. ed. Rio de Janeiro. Record, 2001.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. Plano de Ações Prioritárias. Gestão 2014-2017. Salvador-Ba, 2014.
_______________. Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017. Salvador- Ba, 2013.
_______________. Plano de Metas. 2010-2013: ajustando o foco. Salvador-Ba, Janeiro, 2010.
_______________. Plano Estratégico da Uneb. 2ª ed, Salvador-Ba, 2013.
_______________. A Uneb Gera Conhecimento para o desenvolvimento da Bahia. Salvador-Ba, 2016.