Roda de leitura como incentivo à leitura na educação básica a partir do PNBE

Autores

  • Darlaine Pereira Bomfim das Mercês Universidade do Estado da Bahia
  • Márcea Andrade Sales Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Políticas Públicas Educacionais, Formação do leitor, Educação básica

Resumo

A partir da compreensão de que as políticas públicas colocam o governo em ação (SOUZA, 2006), sendo o Estado o principal agente de formulação e implantação (BOBBIO, 2007), as políticas educacionais se configuram como um direito social em busca da equidade (TORRES, 2003). A presente pesquisa teve como objeto de estudo as Políticas Públicas voltadas ao incentivo de leitura na Educação Básica, sendo realizada em uma escola da rede pública de ensino em Salvador (BA). O objetivo foi investigar a formação do leitor, tendo em vista as políticas públicas educacionais. Para isso, foram realizadas leituras de documentos oficiais, dando ao trabalho caráter documental (CORSETTI, 2006). Além disso, foi feita pesquisa bibliográfica, contando com a discussão de autores que versam sobre a temática. Como estratégia, foi realizada uma Roda de Leitura com estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. A obra utilizada foi Triste fim de Policarpo Quaresma, do autor Lima Barreto. Registrou-se a adesão da escola investigada às políticas públicas que versam sobre o tema; no entanto, não há a promoção da leitura junto aos estudantes. As Rodas de Leitura possibilitaram que os estudantes que nunca haviam entrado na Biblioteca do Colégio conhecessem o local, além de proporcionar o desafio de criar novos sujeitos leitores e consolidar a prática da leitura naqueles que já entendem a entendem como um possível hábito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2008. BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Políticas Públicas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.
BRAGA, Regina M.; SILVESTRE, Maria de F. B. Construindo o leitor competente: atividades de leitura interativa para a sala de aula. São Paulo: Petrópolis, 2002. BOBBIO, Norberto. Estado, governo, sociedade: para uma teoria geral da política. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Módulo Programas do Livro-PLi. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação à Distância. Brasília: MEC, FNDE, SEED, 2008.
BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola. s/d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola. Acesso em 03out2013. CORSETTI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa. UNIrevista, v.1, n.1, p.32-46, jan. 2006.
CUNHA, Carla da. Avaliação de políticas públicas e programas governamentais: tendências recentes e experiências no Brasil. Trabalho elaborado durante o curso "The Theory and Operation of a Modern National Economy", ministrado na George Washington University, Programa Minerva, 2006.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011. FARENZENA, Nalú, Assistência da União na Educação Básica: referências de políticas de gestão em foco. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 8, n.1. p.51- 67. 2014.
HÖLFING, E. M. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, Campinas, ano XXI, n. 54, p. 30-41. 2001.
KLEIMAN, Angela B. Oficina de leitura: teoria & prática. Campinas: Pontes, 2008. LOPES, Paula Cristina. Educação, Sociologia da Educação e Teorias Sociológicas Clássicas: Marx, Durkheim e Weber. Disponível em:< http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-paula-educacao-sociologia-da-educacao-e-teorias-sociologicas.pdf>. Acesso em 30out13.
MORAES, Salete. Propostas alternativas de construção de políticas públicas em educação: novas esperanças de solução para velhos problemas? Educar, Curitiba, n. 35, p. 165-179. 2009.
MERCÊS, Darlaine Pereira Bomfim. A Formação do Sujeito Leitor: as políticas públicas de incentivo à leitura e a utilização da Biblioteca no Colégio Estadual Governador Roberto Santos. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação). Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Educação. 2016.
PEREIRA, Cleibiane. A importância da leitura no Ensino Médio para formação de alunos críticos. 2012. Monografia (Graduação). Universidade Estadual de Goiás. 2012. INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da Leitura no Brasil. 2011. Disponível em: <http://prolivro.org.br/home/images/relatorios_boletins/3_ed_ pesquisa_retratos_leitura_IPL.pdf>. Acesso em 30out13
SOUZA, Celina. Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n.16, jul/dez. 2006.
TORRES, Carlos A. Teoria Crítica e Sociológica. São Paulo: Cortez, 2003.

Downloads

Como Citar

Mercês, D. P. B. das ., & Sales, M. A. (2020). Roda de leitura como incentivo à leitura na educação básica a partir do PNBE. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(2), 481–493. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31651