Gestão financeira em escolas públicas e formação de professores da educação básica

Autores

  • Rita de Cássia Oliveira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.30846

Palavras-chave:

Gestão financeira, Educação básica, Formação de professores

Resumo

Neste trabalho são apresentados resultados parciais da pesquisa “Conhecimentos sobre políticas públicas educacionais na ótica dos professores da educação básica”. Discute-se, aqui, a gestão financeira em escolas públicas e a demanda de conhecimentos específicos sobre o tema, a partir da literatura da área e de dados parciais da referida investigação. Com o objetivo de conhecer o que os professores da educação básica entendem que devem conhecer sobre as políticas educacionais, a pesquisa chega na gestão das escolas de educação básica, que é o lócus de implementação de políticas para este nível de ensino. Como são os professores aqueles que fazem a gestão destas políticas nas escolas, ao tratar o eixo relacionado às políticas de descentralização para o financiamento da educação básica, a formação de docentes para estas atividades de gestão emerge como importante eixo analítico porque ela também produz efeitos no contexto da prática. Ainda que parciais, os resultados já indicam a necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a formação inicial e a continuada sobre políticas públicas e a gestão em escolas de educação básica.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Oliveira, R. de C. (2019). Gestão financeira em escolas públicas e formação de professores da educação básica. Pesquisa E Debate Em Educação, 9(2), 838–862. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.30846