Programa Minha Casa Minha Vida e os desafios ao atendimento educacional
reflexões sobre o município de Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46753Palavras-chave:
Direito à educação, Direito à moradia, Oportunidades educacionais, Atendimento educacional, Programa Minha Casa Minha VidaResumo
Este artigo analisa desafios contemporâneos à escolarização e à concretização do direito à educação identificados por educadores que atuam em escolas públicas que atendem residentes de habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida em Juiz de Fora (MG). Os procedimentos metodológicos compreenderam entrevistas em profundidade com educadores e levantamento de dados primários nas escolas participantes da investigação e de dados secundários disponibilizados por órgãos governamentais e de pesquisa, analisados com base na revisão de literatura. O resultado da pesquisa aponta que, para além da localização das escolas e dos habitacionais, a realização do direito à moradia promovida pelo Programa acabou por estimular dinâmicas urbanas e sociais que atuam para a negação de outros direitos e para a redução das oportunidades educacionais, demandando dos educadores uma “sensibilidade para o território” e uma visão ampliada sobre como a organização e o uso do espaço interferem na promoção do direito à educação.
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