Competências para o século 21
o caso da Escola Estadual Julião Mendes
Palavras-chave:
Competências, Redes de colaboração, Equipe GestoraResumo
Este artigo se debruça no estudo das competências do século 21 e nas boas práticas dos gestores da E. E. Julião Mendes, em Janaúba (MG). Uma experiência exitosa, que tem como objetivo formar nos alunos as competências necessárias para desenvolver habilidades cognitivas, interpessoais e intrapessoais. A equipe gestora adotou planos de mudança e, por meio de projetos estruturados em redes de colaboração renovou a prática e mudou a história da instituição. A pesquisa ocorreu em 2013 e se baseou nas teorias de Fernando Reimers.
Downloads
Referências
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=313510>. Acesso em 16 jan. 2014.
MINAS GERAIS. O que é Proerd. Disponível em <https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/proerd/conteudo.action?conteudo=1561&tipoConteudo=itemMenu>. Acesso em 16 jan. 2014.
______. Secretaria de Estado da Educação. Sistema Mineiro de Administração Escolar: Simade. 2013.
REIMERS, Fernando. Apresentação – aula do dia 09 de janeiro: competências do século 21 e liderança escolar. 2014. Disponível em: <http://www.ppgp.caedufjf.net/course/view.php?id=117>. Acesso em 21 jul. 2014.
______. Entrevista Fala Mestre. Nova Escola, Rio de Janeiro, p.32-34, 2011.Disponível em: <http://www.ppgp.caedufjf.net/course/view.php?id=117>.Acesso em 16 jan. 2014.
REIMERS, Fernando; HAMED, Zachary. Liderando escolas e a inovação educacional através do uso de tecnologia. 2012. Disponível em: <http://www.ppgp.caedufjf.net/course/view.php?id=117>. Acesso em 16 jan. 2014.