A apropriação dos resultados do SPAECE colaborando para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem
um Estudo de Caso em duas escolas do interior do Ceará
Palavras-chave:
SPAECE, Apropriação de resultados, Ações pedagógicas, Prática docenteResumo
O presente trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações acerca de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho documental e etnográfico, realizada no mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras e dos profissionais de duas escolas estaduais do interior do Ceará sob a jurisdição da 18ª CREDE, acerca da apropriação dos resultados do SPAECE e de sua utilização para a melhoria das práticas docentes. Essa reflexão foi baseada em estudiosos como Gremaud (2009), Vianna (2009), Sousa e Bonamino (2012), Soares (2004), Brooke e Cunha (2011) e Machado (2012), em entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais de ambas as escolas.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996.
BROOKE, Nigel; CUNHA, Maria Amália de A. A avaliação externa como instrumento de gestão educacional nos estados. Estudos & Pesquisas Educacionais.Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 2, nov. 2011.
CEARÁ. Decreto nº 21.398, de 31 de maio de 1991. Dispõe sobre a finalidade, estrutura organizacional, redistribuição dos cargos de direção e assessoramento da Secretaria da Educação. Fortaleza: Diário Oficial do Estado - D.O.E. de 31 de maio de 1991.
CEARÁ. Portaria nº 101/00 – GAB de 15 de fevereiro de 2000. Dispõe sobre a Instituição do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE. Fortaleza: Diário Oficial do Estado de 17 de fevereiro de 2000.
COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE SALITRE. Depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Roberto Claudio Bento da Silva. Salitre, 2013. 1 arquivo (17 min), estéreo. Entrevista 001/2013 concedida para elaboração de dissertação de mestrado do entrevistador.
DIRETORA DA ESCOLA DE SALITRE. Depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Roberto Claudio Bento da Silva. Salitre, 2013. 1 arquivo (30 min), estéreo. Entrevista 002/2013 concedida para elaboração de dissertação de mestrado do entrevistador. GREMAUD. Amaury Patrick et al. Guia de Estudo: avaliação continuada no Ceará. Juiz de Fora: FADEPE, 2009.
MACHADO, Cristiane. Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista@mbienteeeducação. p.70-82, jan./jun. 2012.
SOARES, José Francisco. O efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación (REICE). v. 2, n. 2, 2004. Disponível em: <http://ice.deusto.es/rinace/reice/vol2n2/soares.pdf>.
SOUSA, Sandra Zákia; BONAMINO, Alícia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educaçãoe Pesquisa. São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012.
VIANNA, Heraldo. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em avaliação educacional, Fundação Carlos Chagas. São Paulo, n. 28, p. 23-38, jul.-dez./2003.