A apropriação dos resultados do SPAECE colaborando para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem

um Estudo de Caso em duas escolas do interior do Ceará

Autores

  • Roberto Claudio Bento da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alexandre Chibebe Nicolella Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

SPAECE, Apropriação de resultados, Ações pedagógicas, Prática docente

Resumo

O presente trabalho tem por intuito apresentar algumas considerações acerca de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de cunho documental e etnográfico, realizada no mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que teve como principal objetivo identificar e discutir ações das equipes gestoras e dos profissionais de duas escolas estaduais do interior do Ceará sob a jurisdição da 18ª CREDE, acerca da apropriação dos resultados do SPAECE e de sua utilização para a melhoria das práticas docentes. Essa reflexão foi baseada em estudiosos como Gremaud (2009), Vianna (2009), Sousa e Bonamino (2012), Soares (2004), Brooke e Cunha (2011) e Machado (2012), em entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais de ambas as escolas.

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Referências

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COORDENADORA PEDAGÓGICA DA ESCOLA DE SALITRE. Depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Roberto Claudio Bento da Silva. Salitre, 2013. 1 arquivo (17 min), estéreo. Entrevista 001/2013 concedida para elaboração de dissertação de mestrado do entrevistador.
DIRETORA DA ESCOLA DE SALITRE. Depoimento [out. 2013]. Entrevistador: Roberto Claudio Bento da Silva. Salitre, 2013. 1 arquivo (30 min), estéreo. Entrevista 002/2013 concedida para elaboração de dissertação de mestrado do entrevistador. GREMAUD. Amaury Patrick et al. Guia de Estudo: avaliação continuada no Ceará. Juiz de Fora: FADEPE, 2009.
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Como Citar

Silva, R. C. B. da ., & Nicolella, A. C. . (2020). A apropriação dos resultados do SPAECE colaborando para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem: um Estudo de Caso em duas escolas do interior do Ceará. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 82–93. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31983

Edição

Seção

Pesquisa aplicada