Terra e Universo, Tecnologia e Sociedade

Teste de Desempenho Escolar em Ciências

Autores

  • Rafael Pina Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Joyce de Souza Ferreira Universidade Federal de Sergipe
  • Edson José Wartha Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Teste de desempenho, Ensino de Ciências, Avaliação

Resumo

Nas últimas três décadas, o Brasil avançou significativamente no campo da pesquisa envolvendo sistemas de avaliações, e esse fato ficou evidenciado pelo aumento gradativo de sistemas estaduais de avaliação desenvolvidos pelos estados federativos. Nesta perspectiva, o presente artigo tem como finalidade apresentar resultados iniciais do processo de elaboração de um teste de desempenho escolar em Ciências para o estado de Sergipe. Os resultados da análise estão corroborados em três bases documentais que permitiram construir duas matrizes de referência para dois eixos temáticos: “Terra e Universo” e “Tecnologia e Sociedade”, estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As matrizes em questão servirão de subsídio para a sequência metodológica de elaboração do instrumento e a identificação dos descritores que serão utilizados na construção das questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
BRASIL. Ministério de Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental. Brasília: DF, 1998.
CASTRO, M. H. G. D. Sistemas de avaliação da educação no Brasil: avanços e desafios. São Paulo Perspec. São Paulo, 23, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2009.
GAME - Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados. [Relatório Final]. Minas Gerais; 2011. Disponível em: <http://www.institutounibanco.org.br/wp-content/uploads/2013/07/avaliacao_externa.pdf>. Acesso em 27 ago. 2014.
NETO, J. L. H. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. R. Bras. Est. Pedag. Brasília, 91, n. 227, p. 84-104,jan./abr. 2010.
SERGIPE. Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino de Sergipe.Sergipe: Aracaju, 2013.

Downloads

Como Citar

Lima, R. P. ., Ferreira, J. de S., & Wartha, E. J. . (2020). Terra e Universo, Tecnologia e Sociedade: Teste de Desempenho Escolar em Ciências. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 73–80. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31982

Edição

Seção

Pesquisa aplicada