Implantação dos Laboratórios Básicos Padrão MEC/FNDE na rede pública do estado do Paraná pelo Programa Brasil Profissionalizado

Autores

  • Andrea de Paula Ceccatto Universidade Federal do Paraná
  • Céuli Mariano Jorge Universidade Federal do Paraná
  • Cícero Vieira Torres Júnior Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Ensino Médio, Educação Profissional, Laboratórios básicos, Programa Brasil Profissionalizado

Resumo

Este artigo apresenta um análise do processo de implementação dos laboratórios básicos padrão Ministério da Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (MEC/FNDE) na Rede Pública do Estado do Paraná, pelo Programa Brasil Profissionalizado, política do Governo Federal que tem por intuito melhorar as condições de oferta do Ensino Médio Integrado. Nesta ação, foram contemplados 158 estabelecimentos, num total de 376 laboratórios, dos quais são 76 de Biologia, 54 de Física, 97 de Informática, 64 de Matemática e 85 de Química. Com a expansão da oferta da Educação Profissional, foi necessária a adequação dos espaços escolares para que os cursos técnicos apresentassem infraestrutura que atendessem à nova proposta curricular da integração dos conteúdos. Por meio da avaliação executiva, verificou-se que grande parte dos laboratórios se encontra devidamente instalado, porém alguns aguardavam a finalização das adequações exigidas para a instalação conforme as normas estabelecidas.

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Referências

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Como Citar

Ceccatto, A. de P. ., Jorge, C. M. ., & Júnior, C. V. T. . (2020). Implantação dos Laboratórios Básicos Padrão MEC/FNDE na rede pública do estado do Paraná pelo Programa Brasil Profissionalizado. Pesquisa E Debate Em Educação, 4(2), 37–47. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31973

Edição

Seção

Pesquisa aplicada