As contribuições dos participantes da I jornada de educação não – escolar e pedagogia social sobre o conceito de educação social

Autores

  • Arthur Vianna Ferreira Universidade Católica de São Paulo
  • Marcio Bernardino Sirino Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Patrícia Flavia Mota Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Educação Social, Pedagogia Social, Práticas Educativas Não-Escolares

Resumo

Este relato de experiência, fundamentado na Pedagogia Social e na abordagem retórico-filosófica do discurso, objetiva analisar as contribuições dos participantes da I Jornada de Educação Não- Escolar e Pedagogia Social (I JENEPS), desenvolvida pelo projeto de extensão Fora da Sala de Aula, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FFP), acerca da temática da Educação Social. Nesse bojo, a pesquisa evidenciou a presença do senso comum sobre a referida questão e o alinhamento com o campo da assistência social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BUARQUE, C. Os Instrangeiros: a aventura da opinião na fronteira dos séculos. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.
CASTEL, R. A discriminação negativa: cidadãos ou autóctones? Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
DOISE, W. Atitudes e representações sociais. In: JODELET, D. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.
FERREIRA, A. V. Representações sociais e evasão em espaços educacionais não- escolares. Curitiba, PR: CRV, 2016.
__________. Representações sociais e identidade profissional: elementos das práticas educacionais com os pobres. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2012.
GRACIANI, M. S. S. A formação do Educador Social e a Pedagogia da Convivência. In RAMOS, M. F.; ROMAN, A. Educadores sociais: a importância da formação na implementação de tecnologias sociais. Brasília, DF: Fundação Banco do Brasil, 2011.
____________________. Pedagogia Social. São Paulo: Cortez, 2014.
JARES, X. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athenas, 2008.
OTTO, H. U. Origens da Pedagogia Social. In: SOUZA NETO, J. C; MOURA, R. (Orgs.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas (SP): Autores Associados, 1996.
SILVA, R. da. Los fundamentos “freireanos” en la construcción de la pedagogia social de Brasil. SIPS – Pedagogia Social. Revista Interuniversitaria. n.27, 2016.

________________________. Visão e concepções necessárias a Teoria Geral da Educação Social. In: SOUZA NETO, J. C.; MOURA, R. (Orgs.). Pedagogia Social. São Paulo: Expressão e Arte Editora, 2011.
SOUZA NETO, J. C. Pedagogia Social: A formação do Educador Social e seu campo de atuação. Cadernos de Pesquisa em Educação PPGE-UFES. Vitória (ES), n. 32, p. 29-64, jul/dez 2010

Downloads

Como Citar

Ferreira, A. V. ., Sirino, M. B. ., & Mota, P. F. . (2020). As contribuições dos participantes da I jornada de educação não – escolar e pedagogia social sobre o conceito de educação social. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 252–267. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31815