Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.24879/201700110010066Resumo
Este estudo objetiva identificar fatores determinantes para o fracasso escolar vivenciado pelos estudantes inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA, além das motivações para manter-se nesta modalidade. Participaram 233 estudantes do 3º e 4ª ciclo, maioria homens (57,1%), com idade média de 18 anos (variando de 15 a 54 anos). Utilizou-se um questionário estruturado e qualitativo, e a análise foi realizada com o software Iramuteq®, empregando-se o método de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam falta de interesse nos estudos como principal causa para repetência escolar e para o ingresso desses alunos na EJA, bem como emergiram classes que indicam motivações direcionadas a uma perspectiva de futuro para a permanência desses alunos nesta modalidade de ensino.Downloads
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Referências
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2017-07-19
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Artigos