Valores eurocêntricos em jogo
Modificando o colonial através de uma perspectiva indígena
Resumo
Tradução do capítulo "Eurocentric values at play: Modding the colonial from the indigenous perspective", lançado originalmente no livro Video Games and the Global South, organizado por Phillip Penix-Tadsen (2019). Este capítulo questiona como as mecânicas de jogos de estratégia de guerra utilizam conceitos como soberania e nação através de uma perspectiva eurocêntrica, o que leva ao apagamento de muitas nações e povos originários ao redor do mundo. Dessa forma, Rhett Loban e Thomas Apperley discutem um mod feito por Loban que insere os povos originários das Ilhas do Estreito de Torres, na Oceania, chamado Indigenous People of Oceania, para o jogo Europa Universalis IV (Paradox Interactive, 2013).
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2024-02-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).