Do teatro ao streaming

rastros e entre-lugares do melodrama nas narrativas ficcionais do passado e do presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v1.36782

Resumo

O presente artigo realiza um “voo noturno” pela diacronia do melodrama, tateando tanto certos substratos dessa estética identificados antes do século XVIII quanto algumas de suas formas de apreensão e transformação do final deste período à atualidade. Por meio dos trabalhos de pesquisadores europeus, norte-americanos e latino-americanos que se dedicaram a estudar o/a gênero/imaginação/modo/estrutura dramática melodramático/a no teatro, na literatura, no cinema, no circo, no rádio e na televisão, objetivamos compreender a capacidade deste fenômeno de orquestrar experiências estéticas, identitárias e emocionais no âmago das narrativas ficcionais de ontem e de hoje – perscrutando-o, ainda, como uma chave para a compreensão das estruturas de sentimento da contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Lucas Martins Néia, Universidade de São Paulo

Roteirista, dramaturgo e diretor teatral. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Oficineiro e palestrante do programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). Membro da Screenwriting Research Network (SRN) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación (RIHC). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Artes, com investigações voltadas aos seguintes temas: manifestações melodramáticas e identidades culturais; representações midiáticas; teoria e prática do roteiro; dramaturgia(s) e história do teatro, do cinema, do rádio e da televisão.

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Publicado

2022-03-06

Edição

Seção

Autor Convidado