Dossiê Cineclube Cinelatino

Experiências e reflexões cineclubistas de antes, durante e depois da pandemia da Covid-19

Autores/as

  • Ester Fér Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-1168-6197
  • Maria Camila Ortiz Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Tereza Spyer Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0003-3891-2577

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2023.v11.41706

Resumen

Este dossiê é produto da parceria entre o projeto de extensão Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – destinado a difundir produções audiovisuais de países da América Latina – com a revista acadêmica Zanzalá, dedicada aos estudos de gêneros e vinculada ao “Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais” (Genecine), sediado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ester Fér, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutoranda no PPG Multimeios da UNICAMP. Docente no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). E-mail: esterfer@gmail.com

Maria Camila Ortiz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Integração Contemporânea na América Latina na linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Bolsista do projeto de extensão Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas. Integrante do Grupo de Pesquisa: ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços. Tem experiência nas áreas de jornalismo, mídias, fotografia e tradução. Secretaria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), gestão 2020-2022.

Tereza Spyer, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professora Associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social e Bacharel/Licenciada em História pela mesma instituição. Pós-doutorado desenvolvido no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Especialização em Epistemologias do Sul e em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Na UNILA atua no Ciclo Comum de Estudos (área de Fundamentos da América Latina), no curso de Relações Internacionais e Integração (área de História das Relações Internacionais), na Especialização em Ensino de História e América Latina (área de História e Cinema na América Latina), no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais) e no Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa Modernidades, Instituições e Linguagens). Coordenadora da Especialização em Ensino de História e América Latina. É vice-líder dos Grupos de Pesquisa: ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços e Descolonizando as Relações Internacionais. Faz parte da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), gestão 2020-2022.

Publicado

2023-07-31