The construction of memories between fiction and documentary in "EAMI" by Paz Encina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2023.v11.40814

Abstract

This article seeks to analyze “EAMI” (2022), the fourth feature film by Paraguayan director Paz Encina. “EAMI” is a narrative constructed from the perspective of a girl who is a member of the Ayoreo totobiegosode, a community in the Chaco Boreal region, in a border zone between Paraguay and Bolivia. The film deals with the relationship between maintaining the memories of the ayoreo people and the material loss of their territory. In this text, in a first moment, we will present some elements of Encina's filmography, with a focus on the question of the construction of memories via audiovisuals, and then we will carry out an analysis of the film “EAMI” with “docufiction” as its central theme.

 

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Author Biographies

Maria Camila Ortiz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Integração Contemporânea na América Latina na linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Bolsista do projeto de extensão Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas. Integrante do Grupo de Pesquisa: ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços. Tem experiência nas áreas de jornalismo, mídias, fotografia e tradução.

Tereza Maria Spyer Dulci, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

FORMAÇÃO. Bacharel/Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Epistemologías del Sur e em Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños realizadas no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Possui mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado realizado no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Professora Associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atua no Ciclo Comum de Estudos (área de Fundamentos da América Latina), no curso de Relações Internacionais e Integração (área de História das Relações Internacionais), na Especialização em Ensino de História e América Latina (área de História e Cinema na América Latina), no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais) e no Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa Modernidades, Instituições e Linguagens). Coordenadora da Especialização em Ensino de História e América Latina.

Published

2023-07-31