Piritas Siderais
Tupinipunks na aldeia global
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v8.36207Abstract
Este estudo discute como a identidade brasileira é retratada no tupinipunk, conceito proposto por Roberto de Sousa Causo para definir um tipo de cyberpunk brasileiro cujas principais características são o sincretismo cultural e a perspectiva de Terceiro Mundo. A análise da novela Piritas siderais, de Guilherme Kujawski (1994), com amparo teórico de autores como M. Elizabeth Ginway (2005), Marilena Chauí (2001) e Zygmunt Bauman (2013), oportuniza uma reflexão acerca da brasilidade no mundo globalizado e da importância do tupinipunk para o sistema literário.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-03-21
Issue
Section
Artigos
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).