Piritas Siderais

Tupinipunks na aldeia global

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v8.36207

Abstract

Este estudo discute como a identidade brasileira é retratada no tupinipunk, conceito proposto por Roberto de Sousa Causo para definir um tipo de cyberpunk brasileiro cujas principais características são o sincretismo cultural e a perspectiva de Terceiro Mundo. A análise da novela Piritas siderais, de Guilherme Kujawski (1994), com amparo teórico de autores como M. Elizabeth Ginway (2005), Marilena Chauí (2001) e Zygmunt Bauman (2013), oportuniza uma reflexão acerca da brasilidade no mundo globalizado e da importância do tupinipunk para o sistema literário.

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Author Biographies

Bernardo Bueno, PUCRS

Escritor e professor da Escola de Humanidades da PUCRS. Coordenador da graduação em Escrita Criativa e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ficção (TECFIC). Autor de "Dias Lendários" (romance, Bestiário, 2020) e "Minimundo" (contos, IEl 2006/ Dublinense, 2014).

André Carvalho, PUCRS

Escritor e graduando em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ficção (TECFIC) como bolsista de Iniciação Científica, sob a orientação do Prof. Dr. Bernardo Bueno. É autor dos livros "Complexo C" (2019), "Nada é quanto basta" (2020) e "Zona Livre" (2021).

Published

2022-03-21