Dossiê Cineclube Cinelatino

Experiências e reflexões cineclubistas de antes, durante e depois da pandemia da Covid-19

Autores

  • Ester Marçal Fér Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-1168-6197
  • Maria Camila Osório Ortiz Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Tereza Spyer Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0003-3891-2577

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2023.v11.41706

Resumo

Este dossiê é produto da parceria entre o projeto de extensão Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) – destinado a difundir produções audiovisuais de países da América Latina – com a revista acadêmica Zanzalá, dedicada aos estudos de gêneros e vinculada ao “Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais” (Genecine), sediado no Departamento de Cinema do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Marçal Fér, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) / Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutoranda no PPG Multimeios da UNICAMP. Docente no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA). E-mail: esterfer@gmail.com

Maria Camila Osório Ortiz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Integração Contemporânea na América Latina na linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Bolsista do projeto de extensão Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas. Integrante do Grupo de Pesquisa: ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços. Tem experiência nas áreas de jornalismo, mídias, fotografia e tradução. Secretaria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), gestão 2020-2022.

Tereza Spyer , Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Professora Associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social e Bacharel/Licenciada em História pela mesma instituição. Pós-doutorado desenvolvido no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Especialização em Epistemologias do Sul e em Estudos Afro-Latino-Americanos e Caribenhos pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Na UNILA atua no Ciclo Comum de Estudos (área de Fundamentos da América Latina), no curso de Relações Internacionais e Integração (área de História das Relações Internacionais), na Especialização em Ensino de História e América Latina (área de História e Cinema na América Latina), no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais) e no Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa Modernidades, Instituições e Linguagens). Coordenadora da Especialização em Ensino de História e América Latina. É vice-líder dos Grupos de Pesquisa: ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços e Descolonizando as Relações Internacionais. Faz parte da Diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), gestão 2020-2022.

Downloads

Publicado

2023-07-31