A construção das memórias entre ficção e documentário em “EAMI”, de Paz Encina
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2023.v11.40814Resumo
Este artigo procura analisar “EAMI” (2022), o quarto longa-metragem da realizadora paraguaia Paz Encina. “EAMI” é uma narrativa construída a partir da perspectiva de uma menina integrante do povo ayoreo totobiegosode, comunidade da região do Chaco Boreal, zona fronteiriça entre o Paraguai e a Bolívia. O filme aborda a relação entre a manutenção das memórias do povo ayoreo e a perda material de seu território. Neste texto, em um primeiro momento, apresentaremos alguns elementos da filmografia de Encina, com foco na questão da construção das memórias via audiovisual e, em seguida, realizaremos uma análise do filme “EAMI”, tendo como mote central a questão da “docuficção”.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2023-07-31
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).