A construção das memórias entre ficção e documentário em “EAMI”, de Paz Encina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2023.v11.40814

Resumo

Este artigo procura analisar “EAMI” (2022), o quarto longa-metragem da realizadora paraguaia Paz Encina. “EAMI” é uma narrativa construída a partir da perspectiva de uma menina integrante do povo ayoreo totobiegosode, comunidade da região do Chaco Boreal, zona fronteiriça entre o Paraguai e a Bolívia. O filme aborda a relação entre a manutenção das memórias do povo ayoreo e a perda material de seu território. Neste texto, em um primeiro momento, apresentaremos alguns elementos da filmografia de Encina, com foco na questão da construção das memórias via audiovisual e, em seguida, realizaremos uma análise do filme “EAMI”, tendo como mote central a questão da “docuficção”.

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Biografia do Autor

Maria Camila Osorio Ortiz, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Integração Contemporânea na América Latina na linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Graduanda em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialização em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Bolsista do projeto de extensão Cineclube Cinelatino: Imagens da América Latina a Serem Decifradas. Integrante do Grupo de Pesquisa: ¡DALE! - Decolonizar a América Latina e seus Espaços. Tem experiência nas áreas de jornalismo, mídias, fotografia e tradução.

Tereza Maria Spyer Dulci, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

FORMAÇÃO. Bacharel/Licenciada em História pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Epistemologías del Sur e em Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeños realizadas no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO). Possui mestrado e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado realizado no Centro de Investigaciones sobre América Latina y el Caribe (CIALC), da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). ATUAÇÃO PROFISSIONAL. Professora Associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atua no Ciclo Comum de Estudos (área de Fundamentos da América Latina), no curso de Relações Internacionais e Integração (área de História das Relações Internacionais), na Especialização em Ensino de História e América Latina (área de História e Cinema na América Latina), no Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (linha de pesquisa Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais) e no Programa de Pós-Graduação em História (linha de pesquisa Modernidades, Instituições e Linguagens). Coordenadora da Especialização em Ensino de História e América Latina.

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Publicado

2023-07-31