Saia e veja o mundo

Sobre melodrama, amor e viagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2023.v11.40208

Resumo

Este ensaio aborda a experiência da viagem como elemento que conecta modernidade, melodrama e regimes de visualidade. Para tanto, proponho uma análise do longa-metragem Inferninho (Guto Parente e Pedro Diógenes, 2018), na qual discuto a construção espacial e temporal da diegese, bem como o fato de que ao menos três de seus momentos mais emblemáticos se encontram estruturados em torno da recorrência da viagem e do desbravamento do mundo como elementos organizadores de sua sensibilidade. Busco pontuar, ainda, alguns modos pelos quais o filme rearticula a expectativa amorosa, o sentimento de clausura e os desejos de mobilidade como aspectos que permeiam a imaginação melodramática no cinema.

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Biografia do Autor

Fabio Allan Mendes Ramalho, Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA)

Professor e pesquisador na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), atua no curso de graduação em Cinema e Audiovisual e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). É um dos coordenadores do grupo de pesquisa NATLA – Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-Americano. Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Contato: fabio.ramalho@unila.edu.br

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Publicado

2023-07-31