Da vulva de Héloïse surge Marianne

cinema, pintura e gênero no gesto de olhar em Retrato de uma jovem em chamas

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DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2022.v9.38579

Resumo

Discutimos, nesse artigo, o modo como o amor lésbico no filme Retrato de uma jovem em chamas (2019), de Céline Sciamma, é instituído por um jogo de olhares entre as protagonistas, que se constrói e se revela na medida em que pintura e cinema, colocados em relação no interior do próprio filme, se configuram e se revelam, eles mesmos, dispositivos produtores de olhar. Interrogamos em que medida o erotismo construído nos olhares trocados entre a pintora e a modelo ao se encarnar, pouco a pouco, na intimidade, conduz a um equilíbrio da relação entre as mulheres que subverte lógicas binárias e assimétricas - como a de quem pinta e quem é a modelo, de quem olha e quem é olhado, de quem é passivo e ativo. Trata-se de pensar, através dessas passagens, o campo das artes atravessado pela política e do feminismo concebido em sua dimensão estética. 

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Publicado

2022-12-16