Para além da Ciência e Tecnologia
A Ficção Científica em Battlestar Galactica como operador de leitura do mundo contemporâneo na pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2020.v5.33182Resumo
O artigo reflete sobre como temáticas provenientes da crise sanitária, social, política e econômica instaurada com a pandemia de Covid-19 se fazem presentes na ficção científica. A cartografia dos pontos de contato entre ficção e não-ficção evidencia a ficção científica como um espaço importante para a circulação, reflexão e discussão de temas que o desenvolvimento científico e tecnológico demanda para a sociedade, mas não apenas. Para além da abordagem da tecnociência, o gênero também se caracteriza como um lugar privilegiado para debater questões humanitárias e problemáticas globais como, por exemplo, o racismo e a xenofobia, entre outros. Para tanto, toma-se como objeto empírico a série estadunidense Battlestar Galactica (2004 – 2009). A capacidade metafórica do estilo, aliada ao diálogo com a contemporaneidade, configuram a ficção científica, de modo geral e Battlestar Galactica, de modo particular, como um operador de leitura de fatores universais e contextuais do mundo contemporâneo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).