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O ensino da norma-padrão mediado por práticas científicas: observação, levantamento, testagem e avaliação de hipóteses

Autores

  • Paulo Ângelo Araújo-Adriano USP/FFLCH

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2025.v29.47836

Palavras-chave:

norma-padrão, ensino, metodologia científica

Resumo

Apesar de haver certo descompasso entre o ensino tradicional da norma-padrão e o desenvolvimento de práticas científicas nas aulas de língua portuguesa, conforme exigido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), este artigo argumenta em favor do ensino da norma-padrão. A argumentação feita leva em conta não só aspectos educacionais e culturais, mas também pragmáticos e legais. O artigo mostra haver um descompasso entre o ensino tradicional da norma-padrão e o previsto por esses documentos legais, aquele anticientífico, este científico, e, alternativamente, propõe a reformulação do ensino da norma-padrão, integrando a metodologia das ciências: observação, levantamento, testagem, refutação/corroboração de hipóteses. Para tanto, sugere novas abordagens para o ensino de norma-padrão, promovendo uma reflexão sobre como alinhar a prática pedagógica às demandas científicas exigidas pela BNCC, sem negligenciar a importância do conhecimento da norma-padrão.

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Publicado

2025-10-21

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