Esta é uma versão desatualizada publicada em 2025-10-21. Leia a versão mais recente.

A experiência intercultural de discentes no projeto de pesquisa sobre a imigração francesa em Belém do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2025.v29.47379

Palavras-chave:

Interculturalidade, Relato de experiência discente, Licenciatura em Letras-Francês

Resumo

Esse trabalho trata da experiência intercultural de dois discentes no projeto de pesquisa sobre a imigração francesa em Belém. O projeto tem como objetivo aproximar os alunos da Licenciatura em Letras-Francês da realidade cultural e linguística dos imigrantes franceses, criando uma oportunidade para um contato autêntico com o idioma francês e o desenvolvimento de uma competência intercultural, como definida por Zarate (1986), Abdallah-Pretceille (1997) e De Carlo (1998). No âmbito da pesquisa, foi aplicado um questionário e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com moradores franceses, assim como bate-papos online com professores e/ou egressos do curso e professores das Aliança Francesa, que já moraram ou moram em um país francófono. Os resultados apontam que esta experiência trouxe um aumento da motivação dos alunos, um mergulho nas diferenças culturais, uma reflexão sobre a própria identidade dos discentes e uma desinibição da expressão oral em língua francesa.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-10-21

Versões