O discurso de divulgação científica e a produção textual acadêmica

Atualizações teóricas e práticas

Autores

Resumo

Esta pesquisa tem como foco a análise da produção textual acadêmica, elegendo como documentação as produções de TCC dos estudantes em períodos finais dos cursos de Letras. Interessou, portanto, o texto acadêmico, sua produção e sua leitura, a partir de interfaces com teorias atuais sobre produção textual acadêmica e com vistas a analisar os textos de graduandos objetivando que eles superem as dificuldades da produção textual necessária à formação profissional. Como método de trabalho, aproximou-se da pesquisa-ação pelo caráter participativo dos pesquisadores, impulso democrático e contribuição à mudança social. Como resultado, alcançou-se o envolvimento de discentes com práticas de produção textual mais atuais e mais próximas às necessidades emergentes na sua formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CASSEB-GALVÃO, Vânia Cristina; DUARTE, Milcinele da Conceição. Artigo de opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola, 2018.

ELIA, M.F., SAMPAIO, F.F. Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de PesquisaAção a Distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2001.

GUSTAVI, Björn. Como escrever e ilustrar um artigo científico. São Paulo: Parábola, 2017.

KENEDY, Eduardo. Análise de corpus, a intuição do linguista e metodologia experimental na pesquisa sobre as orações relativas do PB e do PE. Revista Linguística. V. 5, Nº 1, 2009.

MACHADO, Anna Rachel (coord.); LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Trabalhos de pesquisa: diários de leitura para a revisão bibliográfica. São Paulo: Parábola, 2005.

MACHADO, Anna Rachel (coord.); LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MOTA-ROTH, Desiré; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. São Paulo: Parábola, 2019.

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Gramática da norma de referência. Coleção Escrever na Universidade. São Paulo: Contexto, 2022.

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Gramática da subordinação. Coleção Escrever na Universidade. São Paulo: Contexto, 2021.

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Gramática do período e da coordenação. Coleção Escrever na Universidade. São Paulo: Contexto, 2020.

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Fundamentos. Coleção Escrever na Universidade. São Paulo: Contexto, 2019a.

VIEIRA, Francisco Eduardo; FARACO, Carlos Alberto. Texto e discurso. Coleção Escrever na Universidade. São Paulo: Contexto, 2019b.

Downloads

Publicado

2024-12-21