Novas teorias no ensino de línguas em Moçambique

o trabalho com a entonação valorativa em sala de aula

Autores

Palavras-chave:

Entonação Valorativa., Ensino de Línguas., Produção de Sentidos.

Resumo

Este estudo analisa os conceitos axiológicos, principalmente o da entonação valorativa, na medida em que pode ser aproveitada como recurso para o ensino da leitura na sala de aula pelo professor, bem como pelo aluno. Desse modo, a pesquisa objetiva discutir como a entonação valorativa permite a formação de leitores-ativos no trabalho com os gêneros discursivos. Metodologicamente, o estudo ancorou-se na análise dialógica do discurso (ADD) e na análise de conteúdo (AC). Teoricamente, o estudo recorre aos conceitos de entonação valorativa (Volochinov, 1926;  Dahlet, 1997; Bezerra e Menegassi, 2022; Bakhtin, 2003; Menegassi e Cavalcanti, 2013), bem como na noção de enunciado (Volochínov, 2017, 1929; Mendes-Polato, Beloti e Menegassi, 2018 e Volochínov, 2013a, 1930). Como resultados do estudo, foi notável a importância do conceito da entonação valorativa no ensino da leitura em sala de aula.

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Biografia do Autor

Arcedes José Manuel, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestrando em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Multi(letramentos), Educação e Tecnologias – GEPLET. Licenciado em Ensino do Português, com Habilitação em Ensino do Português Língua Estrangeira (PLE) pela Universidade Licungo de Moçambique

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Publicado

2024-12-21