"Mataram o menino”
sintaxe e discursividade no ensino de Língua Portuguesa no Brasil
Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa, Língua Nacional, Análise do Discurso, Análise SintáticaResumo
O presente artigo visa problematizar os limites do ensino de Língua Portuguesa (LP) no Brasil quando pautado sob um prisma meramente formal. A partir da Análise do Discurso (AD) pecheuxtiana, defende-se que a AD é um referencial teórico-metodológico necessário para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Como resultado, apresenta-se que a língua se constitui dialeticamente como um fator simbólico de dominação/imposição cultural e de resistência. Falar, então, sobre LP como língua materna dos brasileiros sem adendos/problematizações é naturalizar um processo de colonização violenta que impôs a língua oficial de Portugal como a língua do Brasil. Por fim, conclui-se que é urgente o fomento de um ensino de LP que tenha por base questões antropológicas, históricas e sociais, desconstruindo o efeito de obviedade do enunciado linguístico, quebrando automatismos, revelando simulacros e desnaturalizando processos históricos e sociais no tocante às práticas linguísticas.
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