Focalização prosódica na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico e atípico: análise duracional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.40928

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral descrever a produção de foco prosódico na fala de crianças com desenvolvimento típico de linguagem e de crianças com transtorno fonológico, em comparação à fala adulta, a fim de verificar se esses grupos de sujeitos marcariam o foco por meio do aumento de duração. Análise acústica da duração foi realizada em sentenças com elementos focalizados. Crianças com transtorno fonológico mostraram tendência ao não aumento de duração, diferentemente de crianças com desenvolvimento típico. O estudo mostra, assim, performance distinta entre os grupos no que diz respeito à produção de foco prosódico e sugere que crianças com transtorno fonológico podem apresentar instabilidades no plano prosódico. 

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Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

v. 27 n. 1 (2023): Psicolinguística experimental