6) Duas línguas, duas culturas? A construção da identidade cultural de indivíduos bilíngues

Autores

  • Antonieta Heyden Megale (USJT)

Resumo

Inglês: This paper aims at reflecting on the relation between bilingualism and biculturalism. Among many aspects, with the theoretical support of Harmers and Blanc (2000) and Grosjean (1972), it analyses the phenomenon of enculturation, acculturation and deculturation and their roles in the process of determining bilingual abilities and the cultural identity of the bilingual individual. The results show that bilingual schools play an important role in shaping the cultural identity of children who are in this environment and, therefore, they should adopt a series of measures aiming at the integration of cultures that coexist in their environment.
Keywords: Bilingual; Bilingualism; Culture; Identity; Bilingual education


Tradução: 
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a relação entre bilinguismo e biculturalismo. Entre outros aspectos, com o suporte teórico de Harmers e Blanc (2000) e Grosjean (1972), analisa os fenômenos de enculturação, aculturação e deculturação e suas funções no processo de determinação de habilidades bilínguese de identidade cultural do indivíduo bilíngüe. Os resultados apontam para evidências de que escolas bilíngues e internacionais desempenham papel importante na formação da identidade cultural das crianças que se encontram nesse ambiente, devendo, desse modo, adotar uma série de medidas visando a integração das culturas que coexistem em seu ambiente.
Palavras-chave: Bilingue; Bilinguismo; Cultura; Identidade; Educação bilíngue

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-08

Edição

Seção

Artigos