4) Aquisição e variação dos verbos ter e haver existen ciais no PB

Autores

  • Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório (UFAL)

Resumo

Inglês: This work belongs to Linguistics Change and Acquisition area and it has as object of study the variable use of the verbs “ter” (to have) and “haver” (there to be) in the existential sense. Our goal is analyze the frequency of use oh those verbs in the speech of children between 7 and 12 years old, in this way, we used the data of the LUAL Project – Used Language at Alagoas. We use the Quantitative Sociolinguistics methodology and the theoretical assumptions of the Gerative Theory. According the results, we have checked that the use of the verb “ter” is really greater than the use of the verb “haver” – 96% versus 4%, which indicates that the existential “ter” is the verb selected along the natural process of language acquisition.
Keywords: Language acquisition; Linguistic variation; “ter” and “haver” existential; Brazilian Portuguese.


Tradução:
Este trabalho se insere na área de Aquisição e Mudança Linguística e tem como objeto de estudo o uso variável de ter e haver com sentido de existir. Nosso intuito é analisar a frequência de uso desses verbos na fala de crianças entre 7 e 12 anos, para tanto, recorremos ao banco de dados do Projeto LUAL – Língua Usada em Alagoas. Para descrição e explicação dos dados, utilizamos a metodologia da Sociolinguística Quantitativa e os pressupostos teóricos da Teoria Gerativa. De acordo com os dados obtidos, constatamos que o uso de ter é bem maior do que o de haver- 96% versus 4%, o que indica que ter existencial é o verbo mais selecionado durante o processo natural de aquisição da linguagem.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem; Variação linguística; Ter e haver existenciais; Português brasileiro.

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Publicado

2016-07-06

Edição

Seção

Artigos