10) O espaço da língua materna nas práticas de sala de aula de língua estrangeira

Autores

  • José Carlos Chaves da Cunha (UFPA)
  • Vanessa Bezerra Maneschy (UFPA)

Resumo

Inglês: This work is based on the theories of Atkinson, Castellotti, Duff, Ellis, Hardbord and on the results of two researches that – through questionna ires, interviews and classroom observation – studied the presence of the mother tongue (MT) in the foreign language (FL) classroom evaluating the repercussions of its use regarding the teaching and learning of languages. The work intended not only to analyze the causes of exclusion and inclusion of the MT in the FL classroom, but also intended to verify if and to what extent the use of the MT favors the learning and teaching of languages. The results obtained show that the inevitable presence of MT can be considered an obstacle or a triumph, depending on the space occupied by MT in the FL classroom.
Keywords:
mother tongue, foreign language, the teaching and learning of foreign languages.



Tradução: Este trabalho assenta-se nos aportes teóricos de Atkinson, Castellotti, Duff, Ellis, Hardbord e nos resultados de duas pesquisas que – através de questionários, entrevistas e observação de aulas – estudaram a presença da língua materna (LM) nas aulas de língua estrangeira (LE) e avaliaram as repercussões desse uso no ensino-aprendizagem de línguas. Buscou-se não só compreender as razões que fundamentam tanto a exclusão, quanto a inclusão da LM nas aulas de LE, como também analisar o uso da LM nessas aulas, para verificar se e em que medida esse uso favorece o ensino-aprendizagem da LE. Os resultados evidenciam que a presença da LM tanto pode ser um obstáculo, quanto um trunfo, dependendo do espaço que ela toma nas aulas de LE.
Palavras-chave: língua materna; língua estrangeira; ensino-aprendizagem de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos