Experiências de Professores no Projeto Adolescentes Poliglotas: formando estudantes para a cidadania global

Autores/as

  • Nayara Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Valeska Virgínia Soares Souza Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) -Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Brasil https://orcid.org/0000-0001-5419-9308

Palabras clave:

1. Educação Para a Cidadania Global. 2.Internacionalização. 3. Projeto Adolescentes Poliglotas. 4. Proposta didática

Resumen

Haja vista os benefícios advindos das ações de Internacionalização em Casa e da Educação para a Cidadania Global - conceitos discutidos ao longo da pesquisa - o Programa de Formação para Internacionalização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desenvolve o projeto de extensão intitulado Adolescentes Poliglotas. Tal ação visa propiciar a adolescentes uma familiarização com as línguas espanhola, francesa e inglesa, buscando uma postura plurilíngue e de acolhimento à diversidade. Atentando para a importância de se refletir e acompanhar o desenvolvimento de atividades pedagógicas, este trabalho objetivou analisar as propostas didáticas do projeto de extensão, na perspectiva de docentes participantes e suas experiências, por meio de um questionário. Buscamos identificar se as premissas do curso são praticadas e a maneira como o desenvolvimento da cidadania global aparece no processo de ensino-aprendizagem. Pudemos constatar que os objetivos do projeto estão consoantes às ações.

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Citas

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Publicado

2024-12-21