A função epistêmica da escritura

evidências em textos de estudantes de ensino fundamental

Autores/as

  • Clemilton Lopes Pinheiro UFRN

Palabras clave:

escrita, texto, ensino, aprendizagem

Resumen

O enfoque aprender para escrever supõe uma pedagogia que coloca o(a)s aluno(a)s em contato com a escritura sob a lógica da transformação do conhecimento. Portanto, a prática da escritura é uma motivação para refletir e explorar ideias, e visa favorecer o conhecimento crítico e metacognitivo. Dessa forma, o(a)s aluno(a)s não apenas produzem um produto-texto, mas também aprendem a partir de seu próprio processo de escritura. Este trabalho se insere neste contexto. Interessamo-nos por um conjunto de textos produzidos por estudantes do ensino fundamental anos finais (6º, 7º e 8º anos) que participaram de um projeto de ensino desenvolvido em uma escola pública municipal com base na perspectiva Escritura através do currículo. Nosso objetivo é apontar evidências do papel epistêmico da escritura com base na análise do processo de escritura do(a)s estudantes. A categoria mobilizada para a análise dos textos são quatro tipos básicos de operações, constitutivas de todo movimento de escritura: adição, exclusão, substituição, deslocamento. Observamos que, nos textos, as operações, principalmente exclusão e adição, possibilitam ajustes e alterações associadas à estrutura retórica do texto e ao alinhamento de informações com o propósito do texto. A nosso ver, há nisso uma evidência do impacto da escritura no processo de aprendizagem.

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Publicado

2024-12-21