Reflexões sobre o ensino de português como L2 para alunos surdos do curso de Letras-Libras
a construção dos sentidos das palavras
Palabras clave:
Português como segunda língua, Surdos, Libras, Letramentos, VocabulárioResumen
Neste artigo, apresentamos uma experiência de ensino de português como segunda língua (PL2) para estudantes surdos do curso de Letras-Libras da [sigla da Universidade]. A experiência partiu de um projeto de produção de materiais didáticos e se desenvolveu por meio da aplicação desses materiais por um mestrando, que ministrou a disciplina de PL2 e construiu notas de campo sobre a experiência. Para a concepção da disciplina e a análise dos dados, exploramos contribuições oriundas dos Estudos do Letramento, dos Estudos Surdos, entre outros. Foram analisados três eventos de ensino e aprendizagem de vocabulário e se constataram: (i) a importância da Libras como língua de interação na sala de aula; (ii) a construção coletiva dos sentidos de palavras e expressões em português; (iii) a complexidade que envolve o trânsito entre as línguas na sala de aula.
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Citas
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