Os Efeitos da experiência com a leitura no processamento de frases na voz passiva por adultos: um estudo exploratório de priming estrutural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.40818

Resumo

O presente estudo investigou o processamento de frases na voz passiva por adultos falantes nativos do português brasileiro (PB) com baixa experiência com a leitura durante a infância. A partir do paradigma do priming estrutural, o estudo investigou (1) se falantes com baixa experiência em leitura na infância são suscetíveis aos efeitos de priming estrutural durante a compreensão de sentenças passivas e ativas, (2)se há diferença na magnitude desses efeitos entre os falantes do PB com baixa experiência na leitura (grupo experimental, N=8) e aqueles com maior escolaridade e contato com a leitura durante a infância (grupo controle, N=8) e (3) se os efeitos de priming sintático na compreensão são dependentes da repetição verbal entre prime e alvo.  Realizou-se um experimento comportamental de priming estrutural com 16 participantes (13 mulheres; média de idade = 46,6), em que sentenças ativas e passivas foram manipuladas em uma tarefa de seleção de imagens. A verificação de efeitos de priming foi feita a partir da acurácia na compreensão de sentenças passivas. Os resultados apontaram efeito de priming estrutural para os dois grupos apenas quando houve repetição estrutural e verbal entre prime e alvo. Entretanto, não foi verificada uma diferença significativa na magnitude do efeito de priming estrutural entre os grupos. Em conjunto, os resultados indicam que os efeitos facilitadores de priming estrutural na compreensão de sentenças na voz passiva em PB estão atrelados ao impulso lexical e não são mediados pelo grau de experiência com a escrita na infância.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-10

Edição

Seção

v. 27 n. 1 (2023): Psicolinguística experimental