O ensino de leitura por meio de orientação ocular: primeiros testes no Brasil

Autores/as

  • Angela Ines Klein Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.40744

Resumen

O presente trabalho apresenta a versão em português do software alemão da Celeco, denominado “Vamos ler corretamente?”, que diagnostica individualmente as causas dos transtornos de leitura em crianças ou adultos (WERTH, 2001; 2006; 2018; 2019; WERTH; BARNER, 2003-2018) e dispõe de uma terapia compensatória voltada para cada causa específica. Na Europa, quatro estudos independentes mostraram que essa terapia pode reduzir o número de erros de leitura em quase dois terços durante uma única sessão (WERTH, 2006; 2018; 2019; KLISCHE, 2007). Os primeiros resultados da terapia no Brasil estão descritos neste texto de forma qualitativa. Foram selecionadas três crianças, as quais foram indicadas pela coordenação pedagógica da escola, pois foram as que mais demonstram dificuldade na leitura, considerando toda a população da escola selecionada. Verificou-se que foi possível atestar uma grande melhora na leitura destas crianças com dificuldade em leitura por meio do software, pois em 5 sessões ou menos os participantes começaram a ler pequenos segmentos de palavras, embora desconhecessem o alfabeto completo no início da terapia. Vale destacar que a coleta foi feita após dois anos de ensino remoto impostos pela pandemia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-12-22

Número

Sección

v. 27 n. 1 (2023): Psicolinguística experimental