Letramentos acadêmicos: as “dimensões escondidas” em práticas de leitura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38532

Resumen

O objetivo desta pesquisa é investigar sobre as estratégias de leitura frente a possíveis dificuldades encontradas por estudantes de dois cursos de licenciatura. Os pressupostos teóricos foram baseados na perspectiva interacionista (KLEIMAN, 2007; MATEOS; SOLÉ, 2009) acerca dos processos de leitura, assim como nos estudos dos letramentos acadêmicos (STREET, 2010). A metodologia adotada se refere à abordagem qualitativa-interpretativista, em que foi considerado um conjunto de respostas advindas de uma atividade proposta aos alunos de graduação. Os resultados apontam para a presença de dificuldades dos discentes associadas à falta de delimitação dos objetivos nas práticas de leitura. Tais levantamentos, somados à falta de familiaridade dos estudantes com os gêneros acadêmicos, constituem as “dimensões escondidas” presentes nas práticas de formação leitora dos cursos analisados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-08-17