Avaliações sobre experiências de acessibilidade na deficiência visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38471

Resumo

O presente estudo propõe uma reflexão acerca de aspectos de acessibilidade, a partir de uma conversa exploratória com a participante Rebeca, na qual emergiram desafios por ela enfrentados professora com deficiência visual. A arquitetura teórica, metodológica e analítica alinha-se à Linguística Aplicada Contemporânea em interface com os estudos de Avaliação e com o Sistema de Avaliatividade, integrante da Linguística Sistêmico-Funcional. Inspiradas pelo paradigma qualitativo de pesquisa, usamos os recursos do Subsistema da Atitude para o desenvolvimento de uma análise macro e micro discursiva acerca dos relatos avaliativos da participante. A análise dos relatos mostra que Rebeca avalia suas vivências nos domínios do Afeto, do Julgamento e da Apreciação, que ilustram a necessidade de uma postura mais ética que valorize o respeito à diversidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês. É mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio, tendo desenvolvido estágio pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Dedica-se a pesquisas na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise do discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa proposta pelo sistema de avaliatividade e suas contribuições para a investigação dos seguintes temas: socioconstrução de emoções, de identidades e de crenças; estudos interacionais da narrativa; multiletramentos críticos.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, com Especialização em Língua Inglesa também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e no ensino de Língua Inglesa em diferentes níveis e idades. Seus interesses de pesquisa alinham-se à Linguística Aplicada Contemporânea e à perspectiva crítico-reflexiva da Prática Exploratória, com especial interesse pela investigação das práticas discursivas na construção das emoções, crenças e identidades de docentes e discentes. É professora da Associação Educacional Miraflores desde 2002.

Downloads

Publicado

2023-08-17