Avaliações sobre experiências de acessibilidade na deficiência visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38471

Resumen

O presente estudo propõe uma reflexão acerca de aspectos de acessibilidade, a partir de uma conversa exploratória com a participante Rebeca, na qual emergiram desafios por ela enfrentados professora com deficiência visual. A arquitetura teórica, metodológica e analítica alinha-se à Linguística Aplicada Contemporânea em interface com os estudos de Avaliação e com o Sistema de Avaliatividade, integrante da Linguística Sistêmico-Funcional. Inspiradas pelo paradigma qualitativo de pesquisa, usamos os recursos do Subsistema da Atitude para o desenvolvimento de uma análise macro e micro discursiva acerca dos relatos avaliativos da participante. A análise dos relatos mostra que Rebeca avalia suas vivências nos domínios do Afeto, do Julgamento e da Apreciação, que ilustram a necessidade de uma postura mais ética que valorize o respeito à diversidade humana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Associada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês. É mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio, tendo desenvolvido estágio pós-doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). Dedica-se a pesquisas na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise do discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa proposta pelo sistema de avaliatividade e suas contribuições para a investigação dos seguintes temas: socioconstrução de emoções, de identidades e de crenças; estudos interacionais da narrativa; multiletramentos críticos.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, com Especialização em Língua Inglesa também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e no ensino de Língua Inglesa em diferentes níveis e idades. Seus interesses de pesquisa alinham-se à Linguística Aplicada Contemporânea e à perspectiva crítico-reflexiva da Prática Exploratória, com especial interesse pela investigação das práticas discursivas na construção das emoções, crenças e identidades de docentes e discentes. É professora da Associação Educacional Miraflores desde 2002.

Publicado

2023-08-17