Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945

Resumo

 Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Dutra, UFOP

Habilitação em Letras em Inglês, Português e Francês. Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada ao. Ensino de Língua Estrangeira pela UFMG. Pós-doutorado em LA pela Georgetown University, EUA. Autora de materiais didáticos de ensino de língua inglesa. Coordenadora do curso de Letras Licenciatura Inglês da UFOP. Coordenadora do Português para Estrangeiros do programa IsF/Andifes.

Plinio Carvalho de Souza Junior, Universidade Federal de Ouro Preto

Habilitado em Letras-Português (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Graduando em Letras-Inglês (Licenciatura) também pela UFOP. É professor de Português para Estrangeiros do programa IsF/Andifes.

Downloads

Publicado

2022-03-30