“Eu me sinto útil e vejo utilidade do que estou fazendo ali pra eles”: As avaliações nas construções identitárias de um professor voluntário de português para refugiados
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35790Resumen
Este trabalho tem por objetivo compreender como um professor de português para refugiado (des)constrói suas identidades sociais e professionais, além de refletir a respeito de como esse professor avalia suas práticas de ensino. Para isso, esse trabalho se fundamenta em uma noção de identidade como um construto emergente, que se transforma durante o andamento da interação. Dessa maneira, não há postulação de uma identidade fixa e essencial, uma vez que pressupõe-se que ela está sempre se (des)construindo de acordo com as novas necessidades que surgem durante o fluxo discursivo. Objetivando de analisar os dados, serão utilizadas táticas de intersubjetividade e o sistema de avaliação proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. Por fim, os dados apontam para o entendimento de que o professor entrevistado altera suas identidades durante o desenrolar da interação com o objetivo de reclamar para si uma imagem de professor preocupado com o processo de ensino e de aprendizagem de seus alunos refugiados.