Sejam bem-vindos: reflexões sobre a preparação de materiais de ensino de língua portuguesa para refugiados e solicitantes de refúgio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35583

Resumen

O presente artigo tem como objetivo descrever as atividades de ensino de Língua Portuguesa para refugiados e solicitantes de refúgio realizadas por um projeto desenvolvido na Universidade do Rio de Janeiro. Tomada como uma língua de acolhimento para os diferentes sujeitos que buscam aprendê-la no espaço de enunciação (GUIMARÃES, 2002) brasileiro, as suas práticas de ensino passam a ser revistas e repensadas. Em uma perspectiva discursiva, compreendemos que esse (re)fazer e (re)pensar estão atrelados a formas distintas de produzir significação e, principalmente, como essa língua passa a ser (re)significada para sujeitos refugiados, em suas condições materiais de existência, afetados por deslocamentos forçados, que buscam novas formas de semantizar as novas relações sociais impostas. Em decorrências de tais condições de produção, foram produzidas algumas unidades didáticas sobre trabalho e emprego. Esse material foi produzindo em conformidade à noção de arquivo pedagógico (INDURSKY, 2019), uma noção muito produtiva em um contexto de alta rotatividade de alunos como os descritos neste texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Cecília Trindade Rebelo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ana Cecília Trindade Rebelo é doutoranda em Estudos de Linguagem - Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e mestre em Estudos de Linguagem - Linguística pela mesma universidade (2017). É integrante dos grupos de pesquisa ?DIVAGAR-Se - Divulgação, alteridade e gramatização nas relações sociais e epistemológicas? e ?Práticas de Linguagem e Subjetividade ? PraLinS? (ambos da UERJ). Desenvolve pesquisas nas áreas de Análise de Discurso de linha francesa e Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: formação de professores de línguas; desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras; discurso jornalístico sobre o corpo feminino. Possui graduação em Música-Canto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010).Cursando graduação em Letras - Inglês/Literaturas (UERJ). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira - Inglês. 

Publicado

2022-03-30