Objeto Digital de Ensino-Aprendizagem: um olhar para os multiletramentos e para possibilidades de protagonismo dos alunos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.32516Resumen
Neste artigo, analisamos um Objeto Digital de Ensino-Aprendizagem (ODEA) construído, por meio do software PowerPoint, em um curso de formação continuada para professores de língua portuguesa. Objetivamos verificar a presença de elementos que promovam os letramentos visual e digital. O embasamento teórico está pautado em autores como Lemke (2010), Rojo (2009, 2013, 2017) e Xavier (2004, 2006, 2009). A pesquisa está fundamentada nos parâmetros da Linguística Aplicada, dentro de uma abordagem qualitativa, com análise documental de um dos ODEAs elaborados na formação continuada ofertada. Como resultado do processo de investigação, verificamos que o ODEA elaborado contempla multiletramentos a partir da presença de elementos multimodais e hipertextuais e pode fomentar o protagonismo dos alunos.