Vírgulas em esquema duplo em textos argumentativos: aspectos sintáticos e prosódicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.31825

Resumen

Este texto tem por objetivo descrever e analisar sintática e prosodicamente usos da vírgula em esquema duplo, caracterizados por vírgulas nas fronteiras de estruturas deslocadas e encaixadas sintaticamente. Identificamos 381 dados em 205 textos argumentativos, de alunos de 13-14 anos. A análise prosódica foi feita segundo o modelo relation-based da Fonologia Prosódica. Investigamos o papel das fronteiras de frase entoacional nos usos das vírgulas. Foram observados 69% de casos de ausências de vírgulas em ambas as fronteiras sintáticas e 18,4% de ausências em uma das fronteiras. Apenas em 12,6% dos casos foi observado o uso convencional de vírgulas. Em 57,8% dos dados, as fronteiras de frase entoacional foram identificadas. Demonstramos o papel da organização prosódica dos usos de vírgulas nos contextos analisados.

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Publicado

2021-01-03