Proposta de sequência didática para tratamento de desvios ortográficos de verbos terminados em [ãw] e [w] no pretérito do indicativo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.31658

Resumen

Esta pesquisa buscou avaliar o efeito de uma sequência de atividades relacionadas ao conhecimento grafofonológico das terminações [ãw] e [w] de verbos do pretérito do indicativo (por exemplo, a dúvida entre ‘correram’ e ‘correrão’, e o desvio de ‘correl’* para ‘correu’). A investigação aconteceu em duas turmas do 6o ano, experimental e controle, de uma escola pública do Ceará. Os alunos fizeram pré testes, receberam uma intervenção com atividades reflexivas e centradas no aprendiz, e, por fim, realizaram pós testes. Os resultados apresentaram uma diminuição expressiva na quantidade dos desvios ortográficos em foco apenas na turma experimental, levando à conclusão de que o efeito das atividades foi positivo.

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Publicado

2021-01-11