2) Marcas de interatividade em gêneros acadêmicos

Autores

  • Kazuê Saito Monteiro de Barros (UFPE)

Resumo

Inglês: (Interactivity marks in academic genders)
This paper is part of a larger project about the essential characteristics of the academic domain. The main purpose is to identify interactivity markers in texts, using data from two academic genres, academic chats and memorials. It is known that these markers fulfill several discursive functions but this study focuses on the most productive markers in the data, i.e., those intended to save the author’s face. The theoretical framework incorporates concepts from different approaches. Interactivity markers depend on the factors that influence people ́s dynamic perceptions of the event in which they are engaged.
Keywords: academic genres; markers of interactivity; politeness and face.

Tradução:
Parte de um projeto maior sobre as características essenciais do domínio acadêmico, o trabalho tem como objetivo identificar marcas de interatividade no processo de textualização na escrita, com foco em dois gêneros acadêmicos: o chat acadêmico e o memorial. É sabido que tais marcas cumprem várias funções discursivas, mas este estudo se restringe àquelas que se mostraram mais produtivas nos dados analisados, a saber, as ativadas pelo autor na busca da preservação da própria face. O aporte teórico construído para fins desta análise envolve pressupostos e conceitos de várias disciplinas. As marcas dependem das percepções dos interlocutores em relação ao evento.
Palavras-chave:
gêneros acadêmicos; marcas de interatividade; polidez e face.

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Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos