1) Avaliação e prescrição do trabalho do professor de pós-graduação stricto sensu

Autores/as

  • Décio Rocha (UERJ – CNPq)
  • Bruno Deusdará (UERJ)

Resumen

Inglês: Evaluation and prescription of the Strict Sensu Post-graduation Professor
This paper seeks to approach the prescriptive function of evaluation in the context of teacher’s workin postgraduate education (Master’s and doctoral programs). To achieve this goal in the field of the relations between language and work, we rely on Schwartz (2000) and Six (1999, 2002) in order to highlight the concept of re-ascending prescription. The corpus was taken from the Document of Areas evaluation of CAPES (2007-2009), 13 areas being chosen to be submitted to analysis. Results suggest the extreme importance of spaces for discussion in this professional context so as to characterize descendent and re-ascending prescriptions.
Keywords: teacher’s work; post-graduate courses; evaluation; re-ascending prescription.

Tradução:
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o papel da avaliação em sua função prescritiva no que diz respeito ao trabalho do professor de curso de pós-graduação stricto sensu. Para tal, recorre-se a Schwartz (2000) e a Six (1999, 2002) para problematizar o campo das relações entre linguagem e trabalho, com ênfase especial na noção de prescrição remontante. Do ponto de vista metodológico, o córpus foi extraído dos Documentos de avaliação de área–CAPES–relativos ao triênio 2007-2009, sendo privilegiados textos referentes à avaliação de 13 áreas. Como resultado, reitera-se a relevância de espaços de discussão no referido exercício profissional para repensar a articulação de prescrições descendentes e remontantes.
Palavras-chave: trabalho docente; pós-graduação stricto sensu; avaliação; prescrição remontante.

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Publicado

2016-06-28

Número

Sección

Artigos