Português como Segunda Língua Estrangeira Não Materna Adicional para Falantes de Outras Línguas - P2LENMAFOL: uma breve análise de terminologias

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Resumo

O objetivo do presente estudo é analisar as nomenclaturas usadas para designar o ensino de língua portuguesa em seus mais diversos contextos. A partir de três critérios (definição, público-alvo e situação de uso), buscamos analisar também as implicações geradas pela escolha de determinada nomenclatura por parte do docente. Com base em García e Wei (2014), Hall (2003), Souza (2015), Gimenez (2001), entre outros, refletimos a respeito de conceitos como língua, cultura e identidade, inerentes ao ensino de língua, e sobre a formação docente. Deste modo, reforçamos que essa área, ainda não institucionalizada, deve ser urgentemente normatizada para que o professor em formação possa entender as especificidades de ensino que variam conforme o aprendiz e contexto.

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Biografia do Autor

Maíra Candian, UFJF/Doutoranda

Mestra e doutoranda em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É bolsista da Capes na área de Português como Língua de Herança. E-mail: maira.candian@gmail.com

Mariana de Camargo Bessa, UFJF/Doutoranda em Linguística

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Juiz de Fora / MG (Brasil) – Campus Muriaé. 

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Publicado

2022-03-30