Proposições didáticas para a compreensão dos padrões silábicos do português
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.31016Abstract
Este artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida, em 2019, no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia, cujo objetivo foi apresentar uma proposta de intervenção pedagógica com vistas a minimizar os índices de desvios ortográficos motivados por sílabas complexas. A discussão teórica centra-se na teoria da sílaba (Collischonn, 2010) e em postulações sobre o aprendizado da escrita (Soares, 2018; Mollica, 2003). A metodologia consistiu na aplicação de avaliação diagnóstica a alunos do sexto ano de uma Escola da Rede Municipal de Lauro de Freitas, na Bahia. Os dados coletados evidenciaram inúmeros problemas relacionados à escrita ortográfica, sendo 39,02% correspondentes a dificuldades na grafia de palavras de padrão silábico complexo. Os dados orientaram a elaboração das atividades pedagógicas que trouxeram como resultados a diminuição dos desvios motivados por sílabas complexas e maior predisposição dos alunos para automonitorar seus textos escritos.