Educação científica como estratégia pedagógica para formação de professoras
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2019.v23.29504Abstract
Este artigo se configura como um relato de uma experiência de formação inicial de professoras de
Português, em uma Licenciatura em Pedagogia, diferentemente das Licenciaturas em Letras, frequentemente
tematizadas em pesquisa no campo dos estudos linguísticos. O propósito da experiência foi desenvolver saberes
linguísticos necessários ao trabalho de futuras professoras de Português, objetivando levá-las a conhecer o
referido componente curricular e saberes metodológicos necessários ao planejamento e desenvolvimento de
aulas nos anos iniciais do ensino básico. A experiência foi mediada pela abordagem da educação científica,
originalmente proposta no campo do Ensino de Ciências, fundamentada principalmente em estudos do
letramento, desenvolvidos especialmente na Linguística Aplicada. A experiência relatada e problematizada
resultou no fortalecimento das professoras em formação, por lhes ter proporcionado alguma familiarização com
atividades constitutivas do fazer científico. Essas atividades foram mapeadas numa ferramenta de planejamento
pedagógico denominada circuito da educação científica.