4) A influência de pistas prosódicas na resolução de ambigüidades sintáticas em sentenças do tipo SN1-V-SN2-Atributo no Português Brasileiro

Autores

  • Aline Alves Fonseca (UFMG)

Resumo

Inglês: Our study arose from questions about the ambiguity in syntactic constructions like NP1-V-NP2-attribute as in “The boy hugged the friend sweating”, which can happen in Brazilian Portuguese. This ambiguity refers to the ambiguous attachment of attribute, which can be locally attached to NP2 or non-locally to NP1. We used “monitored” perception tests which were done with the DMDX software by manipulating the prosody of the test sentences in four situations (F0 raise, vowel lengthening, silent pause and neutral reading). The prosodic cues manipulation in the sentence input guided listeners’ preference to non-local attachment, and the F0 raise was the most remarkable cue to listeners’ interpretation.Keywords: Psycholinguistics; Sentence Processing; Prosody; Perception.


Tradução: Nosso estudo é uma continuação do trabalho de Magalhães e Maia (2006) e parte da ambigüidade possívelno PB na estrutura sintática do tipo SN1-V-SN2-Atributo (O rapaz abraçou o amigo suado). Tal ambigüidade refere-se à aposição do Atributo, que pode ser aposto localmente ligando-se ao SN2, ou aposto não-localmente referindo-se ao SN1. Utilizamos testes de percepção “monitorados”, realizados com o programa DMDX, manipulando a prosódia das sentenças de teste em quatro situações (elevação de F0, alongamento de vogal, pausa silenciosa e leitura neutra). Nosso objetivo é direcionar a interpretação dos leitores/ouvintes para a aposição não-local (não default) e verificar quais pistasprosódicas (ou qual) são desambiguizadoras das sentenças em questão. As sentenças com pistas manipuladasdirecionaram as escolhas dos ouvintes para a aposição não-local, e a elevação da F0 foi a pista mais expressiva para os ouvintes.
Palavras-chave: Psicolingüística; Processamento de Frases; Prosódia; Percepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-11

Edição

Seção

Resumos